sábado, 1 de agosto de 2020

HISTÓRIA

 

ESCOLA ESTADUAL OMAR DONATO BASSANI

 

PROFESSORA BRANCA CASSAGNI E ALZIRA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03 A 07/08/2020

SEXTO ANO – A,B,C,D, E

HISTÓRIA

TEMPO DE ESTUDO 4 AULAS

 

ORIENTAÇÕES

LER ATENTENTAMENTE OS TEXTOS

COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES

AS ATIVIDADES DEVEM SER POSTADAS NO GRUPO DA SALA OU NO PARTICULR DA PROFESSORA AS QUESTÕES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO DE HISTÓRIA

NÃO  É NECESSÁRIO COPIAR OS TEXTOS, SOMENTE AS QUESTÕES

NÃO ESQUECER DE COLOCAR NOME COMPLETO E A SÉRIE NA ATIVIDADE.

 

OBJETO DE ESTUDO

AS NOÇÕES DE CIDADANIA E POLÍTICA NA GRÉCIA E EM ROMA

 

HABILIDADES

 

(EF06HI12) ASSOCIAR O CONCEITO DE CIDADANIA E AS DINÂMICAS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO NA GRÉCIA E  EM ROMA.

 

Cidadania na Grécia e na Roma Antiga

Cidadania na Grécia Antiga

Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.


Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. Nesse contexto, os cidadãos tinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade.


Por causa do poder concedido ao cidadão na Grécia Antiga, poucas pessoas tinham esse status. O pequeno e seleto grupo de cidadãos era formado, principalmente, por proprietários de terras.


Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade.

  

Cidadania hoje –

Aristóteles definiu o cidadão como todo aquele que tem o direito e consequentemente o dever de formar um governo, hoje ser cidadão abrange muito mais que isso.

Ser cidadão é ter direitos e deveres e é ser reconhecido como um membro pleno e igual da sociedade. Já a cidadania é a conquista de tais direitos e o cumprimento dos deveres.

É através da cidadania que o indivíduo pode exercer seu papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, lutando por melhores garantias individuais e coletivas e por direitos essenciais como: o direito à vida, à liberdade, à propriedade, e à igualdade.

Um fato marcante que elevou a cidadania ao que conhecemos hoje foi a Carta de Direitos da ONU (1948). Nela afirma-se que todos os homens são iguais perante a lei, independente de raça, credo e etnia. Confere-se o direito a um salário digno, à educação, à saúde, à habitação e ao lazer. Assegura-se o direito de livre expressão, de militar em partidos políticos, sindicatos, movimentos e organizações da sociedade civil.

No que diz respeito aos deveres, a Carta estabelece que cabe aos homens fazer valer os direitos para todas as pessoas, ter responsabilidade pelo grupo social, respeitar e cumprir as normas e leis elaboradas e decididas coletivamente.

 

RESPONDER

1 -  APÓS A LEITURA DO TEXTO EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE CIDADANIA.

2 – COMO ERA O CONCEITO DE CIDADANIA NA GRÉCIA ANTIGA?

3 – COMO É O CONCEITO DE CIDADANIA NA ATUALIDADE?


Nenhum comentário:

Postar um comentário