ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora: Maria Aparecida B. Galdino
Atividades da semana de: 17/08 a 28/08
Orientações:
● Copiar Enviar via e-mail: cida2226@gmail.com ou ao Retornar
● Entregar as atividades 31/08/2020
● Qualquer dúvida 11 98153-3999
Fusos horários - Entenda como se determina a hora em cada país
Para entender o que são fusos horários é importante, antes, conhecer e compreender as coordenadas geográficas, uma rede de linhas imaginárias denominadas paralelos e meridianos, traçadas sobre o globo - e cuja finalidade é permitir a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.
O paralelo é a linha do Equador, que divide a Terra em duas porções iguais: o hemisfério norte e o hemisfério sul. Sobre cada um desses hemisférios podemos traçar infinitas linhas paralelas ao Equador. Essas linhas são identificadas por sua distância em relação ao Equador, medida em graus. Essa distância é o que chamamos de latitude, que pode variar de 0o a 90o, tanto para norte quanto para sul.
Já os meridianos são todas as semicircunferências traçadas de forma a ligar os dois polos da Terra. Todos os meridianos têm o mesmo tamanho e qualquer um deles pode ser utilizado para se dividir o planeta em duas porções iguais: hemisfério ocidental (a oeste) e hemisfério oriental (a leste). Contudo, como meridiano de referência (0o), convencionou-se adotar, internacionalmente, o que passa pelo Observatório Astronômico de Greenwich, em Londres (Inglaterra).
Assim, os demais meridianos podem ser identificados por sua distância, medida também em graus, em relação ao meridiano de Greenwich. Essa distância é o que chamamos de longitude e varia de 0o a 180o, tanto para leste quanto para oeste.
Como o meridiano de Greenwich é considerado o referencial das longitudes, ele também passou a ser considerado o da determinação de um horário-base no planeta.
Fusos horários e suas implicações
A Terra leva 24 horas para realizar uma volta completa, totalizando 360°, isso significa que sempre teremos 24 horas distintas.
Os fusos são concebidos da divisão da circunferência terrestres (360°) pela quantidade de horas de um dia ou movimento de rotação, que resultara em 15°, sendo esse correspondente a 1 hora.
A hora de Greenwich tornou-se a hora universal, no sentido de que é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15o, variando entre 0 e 12. Ao contrário, a oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idêntica variação. O horário de Greenwich também é chamado de GMT, ou seja, Greenwich Mean Time (mean significando "média).
Mudanças nos fusos horários brasileiros
No caso do Brasil, que é um país de grande extensão territorial leste-oeste, existem quatro fusos horários, todos eles atrasados em relação a Greenwich. O segundo fuso horário brasileiro abrange mais de 50% do território nacional, inclusive a capital federal. Ele determina, então, o horário oficial do país, o horário de Brasília.
Até novembro de 2013 o país possuía três fusos horários, que passaram a vigorar a partir da zero hora de 24 de junho de 2008, determinada pela Lei nº 11.662, sancionada pelo governo federal em 24 de abril de 2008.
Essa lei reduziu de quatro para três o número de fusos horários usados no Brasil. A mudança atingiu municípios nos estados do Acre, Amazonas e Pará. Desde então, os 22 municípios do Acre ficaram com diferença de uma hora em relação a Brasília - antes eram duas horas a menos. Municípios da parte oeste do Amazonas, na divisa com o Acre, sofreram a mesma mudança, o que igualou o fuso dos Estados do Acre e do Amazonas.
A mudança na lei também fez com que o Pará, que antes tinha dois fusos horários, passasse a ter apenas um. Os relógios da parte oeste do Estado foram adiantados em mais uma hora, fazendo com que todo o Pará ficasse com o mesmo horário de Brasília. Observe abaixo, nos mapas, as mudanças ocorridas.
No dia 10 de novembro de 2013 entrou em vigor novamente o quarto fuso horário no território brasileiro, sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Segundo a nova norma, o Acre e algumas regiões do Amazonas passaram a ter duas horas de diferença em relação ao fuso oficial de Brasília fora do horário de verão
ATIVIDADE
1. Analise o mapa a seguir.
Disponível em: http://www.monolitonimbus.com.br/wp-content/uploads/2013/10/fusosbr2.jpg. Acesso em: 06 jun. 2016.
Um Rally que começou em Ouro Preto, Minas Gerais, seguiu para os seguintes estados: Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, retornando a Ouro Preto. Siga o trajeto pelo mapa ao lado e responda.
As equipes tiveram que atrasar o relógio em uma hora quando atravessaram o limite do
A) Pará com o Amazonas.
B) Paraná com Santa Catarina.
C) Mato Grosso com Mato Grosso do Sul.
D) Tocantins com o Pará
2. Qual é o marco que determina o fuso zero? Quando foi obtido? Onde fica? Quando foi estabelecido? Para que serve?
3. Com base na leitura, conceitue fuso horário. Para que serve?
4. Observe as imagens e responda:
Nenhum comentário:
Postar um comentário