ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora: Maria Aparecida B. Galdino
Atividades da semana de: 16/11 a 30/11
Orientações:
● Copiar Enviar via e-mail: cida2226@gmail.com, WhatsApp 98153-3999 ou ao Retornar
● Entregar as atividades 30/11/2020
● Qualquer dúvida 11 98153-3999
TEMPO ATMOSFÉRICO E CLIMA
As condições do tempo mudam constantemente. Num mesmo dia, pode fazer calor pela manhã, esfriar à tarde e chover à noite. Quando afirmamos que o dia está chuvoso, quente ou frio, estamos nos referindo ao tempo atmosférico, que é um conjunto de condições de temperatura, umidade e ventos que ocorre em um curto período, como um dia, uma semana ou um mês.
O tempo atmosférico é parte importante de nossas vidas. Conhecer suas condições ajuda os seres humanos a definirem o melhor momento para realizar determinadas atividades, como brincar ao ar livre, ir à praia, plantar sementes e colher frutos e legumes. O tempo atmosférico também influencia a navegação de barcos e aviões, entre muitas outras atividades.
Para saber se estará frio ou calor, se irá chover ou não, se o dia ficará nublado ou com predomínio de Sol, as pessoas costumam consultar a previsão do tempo, que é divulgada diariamente em jornais, revistas, internet e telejornais.
Muitas vezes as pessoas confundem os conceitos de tempo atmosférico e clima. Apesar de estarem relacionados, eles têm significados diferentes.
O clima está relacionado às mudanças do tempo atmosférico durante um longo período. Para caracterizar o clima de um município, região ou país, os climatólogos e meteorologistas observam e estudam as condições do tempo atmosférico durante pelo menos 30 anos consecutivos. No decorrer desse tempo, são analisadas as variações de temperatura, umidade do ar, ventos e quantidade de precipitação, também chamados de elementos climáticos.
Nas sociedades humanas, o clima influencia as dinâmicas culturais, econômicas e sociais, incluindo a maneira como os povos se vestem e se alimentam nas diferentes estações do ano.
As vegetações também são influenciadas pelo clima de uma determinada região. As coníferas, por exemplo, são árvores e arbustos em forma de cone que evitam o acúmulo de neve e se adaptam, principalmente, aos lugares de clima frio. Por sua vez, a vegetação influencia na temperatura e na umidade, sendo fator importante na definição do microclima de um lugar.
A formação do clima
O clima é formado pela combinação dos elementos climáticos e dos fatores geográficos que atuam em uma região. Os principais elementos climáticos são:
• Temperatura: depende da insolação, isto é, das quantidades de luz e de calor do Sol que chegam ao lugar e são absorvidos ou refletidos. Como já vimos, há uma distribuição desigual de calor irradiado pelo Sol na superfície terrestre.
• Precipitação: a água presente na atmosfera pode precipitar-se (cair) na forma de chuva, neve, granizo etc.
• Pressão atmosférica: é a pressão que o ar exerce sobre tudo o que existe na superfície terrestre. Ela varia de um lugar para outro, e a diferença de pressão atmosférica entre dois lugares dá origem aos ventos e às massas de ar.
Observe, no quadro a seguir, exemplos da ação dos elementos climáticos e dos fatores geográficos na definição do clima:
ATIVIDADE
1. Leia a tirinha:
a) O que atrapalhou o passeio do Chico Bento? Você já passou por algo parecido? Descreva a situação.
b) Você já olhou para o céu antes de sair de casa para ver se precisaria de agasalho ou guarda-chuva? Em que situação isso aconteceu?
2. Procure no dicionário ou pesquise na internet o significado da palavra “meteorologista”. Onde você já ouviu falar sobre essa profissão?
3. Observe as frases a seguir:
Agora, escreva ao lado de cada frase, as palavras tempo e clima, de acordo com o contexto ao qual se referem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário