sexta-feira, 17 de julho de 2020

CIÊNCIAS 6º A,B,E

E E Escola Estadual Omar Donato Bassani
Nome:_________________________________________________________N°___
Série:6°A/B/E Professora:Natália Data:____/____/____ 2°Bimestre.
Recuperação Intensiva
Tema : Citologia
Objetivo: Reconhecer a célula como unidade dos Seres vivos e os níveis de organização
celular.
Habilidade:
EF06C/05-Identificar a organização básica da célula por meio de imagens impressas e
digitais,de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos,reconhecendo-a como
uma unidade estrutural e funcional dos Seres vivos unicelulares e pluricelulares,na
perspectiva da história da ciência.
EF06C/06- Concluir com base na análise de i lustrações e ou modelos(físicos ou
digitais),que os Organismos são um complexo arranjo de Sistemas com diferentes níveis de
Organização.
Atividade da semana: 20/07 a 27/07. Tempo de duração:4 aulas.
Responda:
1. Faça um resumo das características típicas dos seres vivos.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
2. Indique quais as fases típicas de um ciclo de vida.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
3. O que enuncia(explica) a teoria celular?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
4. Quais são os componentes básicos de uma célula?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
5. Qual é a diferença mais significativa entre as células eucariontes e procariontes?
Exemplos de um ser vivo eucarionte e um procarionte.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
6. Cite duas estruturas que estão presentes em células vegetais, mas não em células
animais. Explique suas funções.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
7. Identifique qual dos organismos a seguir é unicelular e qual é pluricelular. O que
diferencia esses dois tipos de organismos?

8. Classifique as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
a) ( ) O coração é um órgão formado por vários sistemas.
b) ( ) Os ossos são formados pelos tecidos ósseo e muscular.
c) ( ) Um sistema reúne vários órgãos.
d) ( ) Na organização dos seres pluricelulares, a categoria organismo é a mais restrita.
9. Nos esquemas a seguir, que representam diferentes tipos de Células, identifique cada um
dos componentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário